AÇÕES FORMADORAS COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O curso a distância “Ler e Crescer”, criado pela Fundação Abrinq e executado pela A Cor Ação Cultural em 2020 durante a pandemia de COVID-19. A iniciativa reconhece os desafios de promover interações e brincadeiras nessa faixa etária, ao mesmo tempo em que destaca a aquisição de novos conhecimentos pelos profissionais da educação, especialmente no uso de ferramentas tecnológicas para comunicação com crianças e famílias durante o ensino a distância.

O curso foi realizado de forma online com objetivo de:

Contribuir para a disseminação de conhecimentos e perspectivas contemporâneos na área de leitura que qualifiquem a atuação de educadores na primeira infância.

E como Objetivos Específicos:

Aprimorar as práticas pedagógicas de acordo com as Diretrizes Nacionais de Educação Infantil qualificando o trabalho de gestores e professores;
Contribuir para o desenvolvimento integral dos bebês e crianças através da mediação de leitura de textos literários;
Aperfeiçoar o conhecimento e uso das mídias digitais.

Resultados:

Número de profissionais beneficiados: 282

Número de crianças beneficiadas: 4.500

Depoimentos dos profissionais envolvidos
Eu amei esse curso. Ele mudou muito a minha visão sobre literatura, eu aprendi nesse curso a fazer MEDIAÇÃO DE LEITURA. Essa diferença entre contar história e realizar a leitura de um livro. A importância da leitura de um livro. Pensar que as crianças têm sim capacidade de entender, desde pequenininhos, e da forma deles. A gente tem que respeitar isso. A distribuição dos livros, de disponibilizar um espaço e pelo menos dois livros para cada criança, e realmente, a gente pega um livro, folheia, não quer mais ler e tem outras opções ali para escolher. O preparar o espaço antes, os combinados… o curso contribuiu demais. E eu mudei isso lá na minha sala e tem sido muito gostoso observar a mudança no comportamento das crianças também em relação aos livros. Modificou pra sempre, eu coloco lá no planejamento: “Mediação de leitura”. Agora sim! Mayara Nara Barbosa dos Santos CEI PINOCCHIO II – São Paulo

Eu gostei tanto desse curso que eu fiz inscrição na pós-graduação em mediação de leitura. Porque eu pensei: “eu quero entender mais, eu me encontrei nisso.” Eu gostei muito deste curso. Esses dias uma professora lá na creche estava contando o livro “E o dente ainda doía” e na hora que chegava na parte dos animais, ela falava “quantos patos tem aqui? Um, dois, três… e aquilo me incomodou, sabe? E aí eu fiquei três dias… eu falei: “mas como vou falar para ela?” Aí eu falei: “estou fazendo o curso, então eu expliquei para ela o que eu aprendi no curso, eu sinto vontade de modificar as professoras. Foi muito bom mesmo este curso. Eu parabenizo vocês pela generosidade, o cuidado em escolher cada poema pra gente. O cuidado em cada fala nos encontros, de nunca diminuir o que a gente sabia, em explicar, mesmo a gente estando errada. Josemara Silva de Sousa CRECHE BARONESA DE LIMEIRA – São Paulo

O curso foi para mim um divisor de águas. Hoje eu pensei: vou colocar em prática o que eu aprendi no curso. Aí eu arrumei a sala, coloquei vários livros. E as crianças foram chegando, pegando os livros, um foi mostrando para o outro… O olhar muda totalmente, de você não ir lá pegar o livro e inventar uma história, não consigo mais imitar a história com um livro na mão. Agora eu pego o livro e falo: vou LER um livro para vocês. Taisa Nascimento dos Anjos CEI SÃO LONGINUS- São Paulo

“O curso Ler e Crescer, me ensinou e modificou minha forma de pensar em relação aos livros e histórias lidas para as crianças ao longo da minha jornada pedagógica. Era sempre uma forma monótona e séria, onde os pequenos não podiam dispersar, e a forma era sempre mirabolante, com fantoches, fantasias e algo mais lúdico, para tentar prender a atenção das crianças a todo custo. Ao findar da história seguia com perguntas direcionadas ao livro e sobre o livro, depois desenhar o que mais gostava.No curso, ao longo dos meses aprendi que um bom livro não necessita de ideias supérfluas para ser contado, na verdade lido, apenas a história já atrai a atenção e os olhares curiosos para a história; sem ter a necessidade de fazer algo relacionado ao livro depois, simplesmente ler a história por prazer e as crianças ficam atentas e ao mesmo tempo enriquecendo o vocabulário, sem precisar modificar a palavra no livro.A frase “mediação de leitura” hoje em dia me encanta! Fiz diversas vezes em sala de aula, com crianças de todas as faixas etárias em um CEI, e ver o resultado enche o coração de alegria, com toda certeza é algo que levarei para toda minha carreira no magistério.Espero que esse curso continue, e que ele evolua sempre, quem já fez o curso 1, que possa realizar a continuação desse curso maravilhoso, enriquecendo as práticas pedagógicas das professoras e encantando bebês e crianças pelo mundo afora.”Cleide Cristina Muller Rodrigues CEI Criação de Valor

Rolar para cima
×

WhatsApp

×