O Projeto Mudando a História, originalmente desenvolvido entre 2001 e 2012 em Manaus, Parati e São Paulo, iniciativa da Fundação Abrinq e execucão técnica da A Cor Ação Cultural, foi retomado em 2022 na capital paulista. Com o intuito de envolver adolescentes de 11 a 17 anos de diferentes contextos sociais, o projeto visa proporcionar a oportunidade de trocar experiências e mediar a leitura de textos literários para bebês e crianças de organizações da sociedade civil. A iniciativa busca ampliar a participação ativa desses jovens na comunidade.
Resultados 2022 e 2023
- 380 jovens formados.
- 1911 livros foram distribuidos pelo projeto.
- 150 sessões de mediação foram feitas nas comunidades dos jovens.
- 2.644 crianças receberam mediações de leitura.
- 88% dos adolescentes formados visitaram diferentes equipamentos culturais na cidade de São Paulo.
- 29 visitas a 14 lugares – situações de intercâmbio promovidas pelo projeto.
DEPOIMENTOS DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS
“O Projeto Mudando a História realmente tem feito a diferença na vida dos adolescentes, na instituição ele tem levado para as crianças tudo que eles aprendem em cada encontro, gostam de ler e de toda as brincadeiras que fazem. Nos encontros até os adolescentes da instituição aprenderam, essa troca de experiências e vivência tem sido ótima.
Eles observam tudo desde o trajeto para cada encontro, hoje mesmo quando estávamos chegando aqui na Biblioteca Mario de Andrade, uma adolescente achou lindo o poste da rua, simplesmente tem sido enriquecedor para nossos adolescentes.
Eu particularmente tenho aprendido muito e tenho ajudado a dar continuidade nesse trabalho, inclusive que nos leva a uma nova dimensão de mundo e novas experiências e proporcionam essas mesmas vivências para os outros. Gratidão por essa incrível oportunidade.” Irenilda Santos – Educadora CCA Enrico Giusti
“Este depoimento objetiva apontar o desenvolvimento das atividades de mediação de leitura no espaço público CCA São José. Nota-se com o caminhar do projeto mudanças e impulsionamentos dentro do serviço; tais como: engajamento e acesso ao mundo da literatura, pedagogia da experiência e a partilha com os pares que fomentam o desejo e a curiosidade de articulação com espaços públicos/culturais da cidade.
Percebe-se mudanças na postura dos participantes do programa. Sobretudo na perspectiva de envolvimentos com a programação de atividades, proximidade com os educadores das turmas, solicitações frequentes para que os equipamentos CCA oferte atividades de leitura e cunho cultural.
Indicamos que houve maior integração com as turmas, crianças e adolescentes aproximados pelas atividades de leitura do projeto. Neste avança, o serviço realizou reforma no espaço “bibliotequinha”, com instalação de prateleiras, disposição de tapetes, pufs e um fluxo de empréstimos de livros advindos da doação do acerto com controle da equipe.
Houve ainda recitações de poesia na reunião de responsáveis e sarau do território demonstrando real engajamento e interesse.
Destaca-se mudança de postura (maior maturidade e entendimento dos códigos sociais em espaços fora do território de moradia, também sonhos e acessos impulsionando que muito provavelmente ultrapassam os limites deste registro/depoimentos: brilho nos olhos e falas como “uau tia, nunca vi nada tão belo assim” Jaciara de Paula – Educadora do CCA São José
As contribuições são sempre de boas relações pois o trabalho acaba se tornando parceria entre os setores e a instituição, então com o projeto, contribuiu muito no convívio e no desenvolvimento de todos que participara direta e indiretamente no projeto.
As famílias sempre estão trazendo comentários positivos referente ao projeto com relatórios de que as mudanças nos comportamentos dos jovens melhoraram positivamente e que eles sempre comentam sobre as mediações e as formações, além de, também, compartilharem no avanço e interesse mais dos jovens com os livros. Eduardo Leite da Silva – Educador do CCA São Mateus